Africare

Visão geral da Africare

Programas de saúde e combate ao VIH/SIDA

Programas de segurança alimentar e de agricultura

Programas de desenvolvimento da sociedade civil e de governação

Programas de desenvolvimento das microempresas

Programas de assistência humanitária de emergência

Para obter informações adicionais e para prestar apoio ao trabalho da Africare



Visão geral da Africare

"A tarefa empreendida pela Africare é imensa — tão imensa quanto o proprio Continente de Africa que tem que enfrentar problemas inimagináveis para aquelas pessoas que nunca viveram no cenário africano."

― Hamani Diori (1972)
Co-fundador da Africare
Na ocasião, Presidente do Níger e Presidente da Africare


A Africare foi fundada em 1970, no meio de uma grave seca na região de Sahel, na África Ocidental: a pior seca da região em 50 anos. Os fundadores eram membros dum pequeno grupo de líderes africanos e americanos e especialistas em desenvolvimento com pouco dinheiro, mas com amor por África e um compromisso com aquilo que sabiam que África poderia vir a ser. A sua ideia era criar um novo tipo de organização de assistência: progressista e respeitosa do ponto de vista cultural, como o Corpo de Paz dos Estados Unidos e, de modo singular, de origem multirracial cujo campo de acção fosse a África inteira.

Em 1970, a Africare foi constituida como uma Sociedade Anonima no Havai. Em 1971, a Africare foi reconstituida e reconvertida como Sociedade Anonima, em caracter definitivo, em Washington, DC. A ideia — o "novo tipo de organização de assistência" — havia se tornado realidade.

Actualmente, a Africare e uma das lideres entre as organizacoes nao-governamentais dos Estados Unidos da America que assistem a Africa. É a mais antiga e a maior organização com liderança afro-americana no seu campo. E África é a especialidade da Africare.

Com o generoso apoio da comunidade internacional de dadores, os programas da Africare alcançam agora as famílias e as comunidades de cerca de 25 países de toda África. Desde 1970, a Africare já distribuiu mais de USD 710 milhões em assistência (o que corresponde a mais de 2.000 projectos) a 36 países e a milhões de pessoas em todas as regiões de África. Saiba mais sobre os países da Africare.

Os programas da Africare focam duas grandes áreas — (1) saúde e VIH/SIDA; e (2) segurança alimentar e agricultura — para além do desenvolvimento dos recursos hídricos, a gestão ambiental, a alfabetização e a formação profissional, o desenvolvimento das microempresas, o desenvolvimento da sociedade civil, a governação e a assistência humanitária de emergência. Saiba mais.

"Considero a Africare um dos maiores presentes da América para África. O trabalho dos senhores, em todos os cantos do nosso vasto continente, sustenta o nosso próprio compromisso com a construção duma África forte e livre."

— Nelson R. Mandela (1998)
Ex-Presidente da África do Sul e Presidente Honorário da Africare


Voltar ao topo

 

Programas de saúde e combate ao VIH/SIDA

A Africare ajuda as comunidades onde os serviços médicos são escassos, as doenças existem em abundância e a vida — para a maioria das pessoas — é tragicamente curta. Desde o início, o foco da Africare são os "cuidados básicos de saúde": intervenções voltadas para a prevenção no nível da comunidade, especialmente nas áreas rurais. Saúde da mãe e da criança; melhoria da nutrição; segurança da água e controlo de doenças como a malária, a tuberculose, a disenteria e a cegueira do rio. Em 1987, quando o VIH se apoderou de África, a Africare respondeu — hoje atinge mais de 20 países com prevenção, educação e testes contra o VIH, apoio socioeconómico e cuidados médicos para as pessoas que vivem com SIDA ou VIH e ajuda para os órfãos da SIDA. Saiba mais.

Voltar ao topo

 

Programas de segurança alimentar e de agricultura

A agricultura constitui à parte principal da economia da maioria dos paises africanos, e à maior parte da populacao do continente e formada por agricultores. Contudo, por razoes muito complexas, a Africa e hoje o continente com maior defice de alimentos do planeta, com desafios relacionados à escassez de agua e à decadencia ambiental. Em todo o continente, a Africare está a ajudar. Os seus programas de segurança alimentar e de agricultura variam desde poços de aldeias e hortas "de quintal" — até iniciativas ambientais, de irrigação e agrícolas de grande escala, que abarcam regiões inteiras. Saiba mais.

Voltar ao topo

 

Programas de desenvolvimento da sociedade civil e de governação

As iniciativas de desenvolvimento da sociedade civil e governação da Africare promovem a estabilidade nacional. Onde há opressão ou guerra civil, as pessoas não estão seguras e o desenvolvimento não pode avançar. Nesse dominio, a Africare ajuda ao formar funcionarios publicos e ao apoiar as instituicoes da sociedade civil emergentes – incentivando sociedades abertas e prosperas a partir de bases. Saiba mais.

Voltar ao topo

 

Programas de desenvolvimento das microempresas

Cerca da metade das pessoas na África Subsariana vive abaixo da "linha de extrema pobreza" de menos de USD 1 por dia. Como a maioria dos africanos vive nas áreas rurais e trabalha no sector agrícola, a Africare combate a pobreza em Africa ao ajudar a desenvolver empresas agricolas: cooperativas, agroindustrias e ate bancos de aldeias. Os programas específicos incluem alfabetização funcional, formação profissional e de gestão, microcrédito e desenvolvimento da infra-estrutura — com atenção especial aos pequenos agricultores, mulheres e jovens. Saiba mais.

Voltar ao topo

 

Programas de assistência humanitária de emergência

Desde a sua fundação, a Africare trabalha nas linhas de frente de quase todas as emergências humanitárias em África: a seca da África Ocidental na década de 1970; a crise dos refugiados da Somália e a seca em toda a África na década de 1980; na década de 1990, as crises causadas pela guerra em Angola, Somália, Libéria, Serra Leoa, Ruanda, Burundi e outros países e, actualmente, as secas em diversas partes do Continente, bem como o genocídio em Darfur, Sudão. Hoje, a Africare salva vidas mediante o fornecimento de alimentos, cuidados de saúde e abrigo. A Africare continua a ajudar as vítimas da crise a se reerguerem e adquirirem novamente a autoconfiança. Saiba mais.

Voltar ao topo

 

Para obter informações adicionais e para prestar apoio ao trabalho da Africare

  • Para doar on-line, clique aqui.
  • Para obter mais informações sobre o apoio à Africare, clique em AJUDE-NOS.
  • Para entrar em contacto com a Africare a respeito de doações, envie e-mail para development@africare.org.
  • Para entrar em contacto com a Africare a respeito de programas e administração, envie e-mail para president@africare.org.
  • Clique em ESCRITÓRIOS para entrar em contacto com a sede internacional da Africare em Washington D.C. ou com o escritório da Africare na Europa, situado em Paris.
  • Para fazer contacto com um escritório da Africare em África: (1) clique em ONDE NÓS TRABALHAMOS; (2) seleccione um país específico no menu que está naquela página; e (3) clique na guia "Contacto" do país.
  • Para obter informações gerais sobre a Africare, clique em SOBRE NÓS.

A Africare está comprometida com a melhor administração possível dos recursos financeiros dos seus dadores. De todas as despesas da Africare, 91% dos recursos vão directamente para os serviços dos programas (apenas 9% vão para a gestão, despesas gerais e angariação de fundos).

Voltar ao topo

 


(Actualizado em 30 de Dezembro de 2007)

Copyright 2007, Africare. Todos os direitos reservados.